08 agosto 2018

3,5 MIL GESTORES DO CEARÁ TÊM CONTAS REJEITADAS E NÃO PODEM REGISTRAR CANDIDATURA, SEGUNDO TRE.


Dodge orienta MP eleitoral a impugnar 

candidatos considerados ficha suja



O Tribunal de Contas do Ceará (TCE) divulgou, nesta quarta-feira (8), lista com 3.586 gestores do Ceará que tiveram contas rejeitadas em decisão definitiva. Todos os 184 municípios do Ceará têm gestores listados. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), não constar na lista é um dos critérios para ter a candidatura registrada para as eleições de 2018.

De acordo com advogados especialistas em direito eleitoral consultados pelo G1, a inegibilidade de um gestor 'ficha suja' só se configura se a desaprovação das contas se der por ato de improbidade administrativa. Isso significa que mesmo os integrantes da lista podem pedir registro de candidatura, que vai ser analisado pela Justiça Eleitoral que decide indeferir ou não, o pedido de registro.

A relação foi encaminhada à Justiça Eleitoral, em cumprimento à Lei Federal nº 9.504/1997, contendo responsáveis por Contas rejeitadas pelo TCE Ceará no período de 15 de agosto de 2010 até esta terça-feira (7). O presidente do TCE, conselheiro Edilberto Pontes, entregou o documento à desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE).

Segundo o TCE, do total de 6.389 processos, 54 são referentes a recursos estaduais. Dos 3.586 gestores, 1.460 têm indicação de nota de improbidade administrativa.

Ano passado, o TCE aderiu ao Convênio nº 1/2017, celebrado entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), para que fosse realizado o exame das contas partidárias.

Quem teve a conta rejeitada não pode concorrer a cargo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão.





Dodge orienta MP eleitoral a impugnar candidatos considerados ficha suja


É considerado ficha suja condenado na Justiça em segunda instância ou por um órgão colegiado e quem tiver os direitos políticos suspensos.



A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, orientou os procuradores eleitorais a pedir a impugnação dos candidatos considerados ficha-suja.

A PGR anunciou que vai ser muito rigorosa com o cumprimento da lei nas eleições.
A procuradora Raquel Dodge assinou nesta sexta-feira (27) uma instrução normativa para unificar a atuação dos procuradores em todo o país.

O Ministério Público vai adotar um procedimento padrão contra irregularidades nas campanhas. Os procuradores vão pedir a impugnação das candidaturas de partidos que não reservem, no mínimo, 30% das vagas de deputados para as mulheres.

Os partidos terão que destinar às candidatas ao menos 30% do dinheiro do fundo público de campanha, que é de R$ 1,7 bilhão.

O Ministério Público deve ajuizar ações para pedir a impugnação de candidatos ficha suja logo no registro da candidatura. É considerado ficha suja condenado na Justiça em segunda instância ou por um órgão colegiado, quem tiver os direitos políticos suspensos, e quem praticou ato doloso de improbidade administrativa.

A procuradora Raquel Dodge anunciou também que o Ministério Público vai apertar a fiscalização dos gastos nas eleições. Os procuradores eleitorais foram orientados a entrar com ações para pedir a devolução do dinheiro público investido nas campanhas de candidatos que forem declarados inelegíveis.

“Recursos públicos que financiam campanhas eleitorais só podem ser utilizados por candidatos elegíveis. Os inelegíveis que gastarem recursos públicos, recursos do contribuinte para financiar as suas campanhas terão de devolver esses recursos. Todo centavo público que for utilizado para financiar essa campanha será ressarcido”, disse Raquel Dodge.

2 comentários:

  1. PAULO NEVES É 7 VEZES FICHA LIMPA, COM TRANSFORMADORAS REALIZAÇÕES NAS 7 VEZES QUE FOI GESTOR PÚBLICO EM DIVERSAS PASTAS DESDE 1993 (EXCETO GESTÕES MARCELO SILVA E GEORGE VALENTIM).

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, esforçado, honesto e trabalhador

    ResponderExcluir