08 setembro 2013

PALMÁCIA

Palmácia


Município de Palmácia: "Terra das Palmeiras", "Cidade das Palmeiras", "Arraial das Palmeiras", "Princesinha da Serra" e "Menina Serrana".
Aniversário: 28 de agosto(56 anos)
Fundação: 6 de novembro de 1862 (150 anos)
Gentílico: palmaciano
Lema: “Palmácia lhe aguarda a chegada com o frescor da sombra e o calor da hospitalidade!”
Prefeito(a): José Maria Bezerra Sipriano (PPL) - (2013–2016)
Localização de Palmácia no Brasil: 04° 09' 00" S 38° 50' 45" O
Unidade federativa: Ceará
Mesorregião: Norte Cearense IBGE/2008 1
Microrregião: Baturité IBGE/2008 1
Municípios limítrofes:
Norte: Maranguape,
Leste: Guaiuba,
Sul: Redenção e Pacoti,
Oeste: Caridade
Distância até a capital: 60 km
Características geográficas: Área 117 814 km² 2
População: 12 330 hab. IBGE/20123
Altitude: 425 m
Clima: Tropical quente úmido
Fuso horário: UTC−3
Indicadores: IDHM 0,650 médio PNUD/2000 4
PIB: R$ 32 735,734 mil IBGE/2008
PIB per capita: R$ 3 043,77 IBGE/2008

CEP: 62780-0006
Padroeiro: São Francisco de Assis
Vínculo diocesano: Arquidiocese de Fortaleza
Vereadores: 09
Comarca: Comarca de Palmácia
Eleitores: 8.586 eleitores registrados (2012)7
Palmácia é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na região serrana do estado, microrregião de Baturité e Mesorregião do Norte Cearense e faz parte do Polo Serra de Guaramiranga. Localiza-se a 60 quilômetros da capital do estado, a cidade de Fortaleza. Ocupa uma área de 117,816 km², e sua população foi estimada no ano de 2012 em 12.330 3 habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo o 147º mais populoso do estado e o sétimo de sua microrregião. O seu índice de desenvolvimento humano é de 0,650 considerado como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, possui um colégio eleitoral de mais de 8,5 mil eleitores. A cidade é conhecida como a “Princesinha da Serra” e "Terra das Palmeiras" . Possui clima ameno, com temperatura média de 20º. É também terra natal do Professor Vicente Sampaio e do Padre Perdigão Sampaio.

Etimologia
O nome primitivo do povoado que deu origem ao lugar era Palmeiras.10. O topônimo Palmácia, de formação erudita, vem de Palmacea, família botânica das palmeiras. Antes de Palmácia, o nome sugerido foi Pindobal que também significa terra das palmeiras, mas não foi aceito pela população local.Palmácia teve diversos nomes como Arraial das Palmeiras, Palmeiras, Silva Jardim, Pindobal (permaneceu pouco tempo, pois não foi aceito pela população local) e finalmente Palmácia. `

Igreja Matriz e Estátua do Padre Perdigão Sampaio.
Com uma grande seca que atingia todo o estado do Ceará e todo o Nordeste Brasileiro,os índios da etnia baturité foram se refugiar na região serrana onde hoje é Palmácia,este foi o primeiro índício de ocupação da terras palmacianas,porém após a seca muitos dos baturités voltaram para seu lugar de origem.
A fundação do município de Palmácia adveio da ocupação de sobras das sesmarias nas encostas da região do Maciço de Baturirité. As primeiras notícias dessa ocupação são do final do primeiro quartel do século XIX, nos meados de 1775 já existiam povoados criados por diversas localidades do maciço, por ocasião da seca de 1825. Um ramo de dois clãs importantes do povoamento cearense (Queirós e Sampaio), concorreram para a formação do novo núcleo familiar da região. o principal meio de transporte da época era burros e jumentos e os tropeiros ou comboieiro, que vivam de fretes e eram os maiores desbravadores da serra. na medida que os tropeiros avançavam nas regiões desconhecidas eram encontra novas trilhas usadas pelos índios, bom o que fez os tropeiros desbravar nossa região foi que ao encontrarem uma trilha que vinha da Aratuba e passava por nossa região que era usada pelos índios fazia com que a viagem a capital fosse mais rápido, isso fez que a cada dia essa rota fosse mais usadas pelos tropeiros. Uma para que até hoje é conhecida é o manancial D´água que conhecemos de Bica, ponto obrigatório de parada dos tropeiros para beberem água e darem aos animais meio a viagem de transporte do Babaçu e do Coco. Logo veio os cortadores de palmas de palmas o que faziam nascer os pequenos povoados de pequenas choças, os povoados ia crescendo a cada dia com barracas de palhas e foram eles os tropeiros que colocaram o 1º nome da região de ARRAIAL DAS PALMEIRAS Nessa época as terras eram agrupadas em sesmaria isso era uma antiga medida agraria e es vezes eram doadas para que fossem cultivadas. as léguas de sesmaria de terras hoje é igual: 6.600m².
As terras dessa região foram herdadas por um genro de uma viuvá dona de toda essa região. e um sobrinho que se chamava FRANCISCO DE QUEIROZ LIMA, Esse vendeu suas terras a seu sobrinho também conhecido por CHICO QUEIROZ que se mudou com sua família e foi este o embrião e foi dele que veio a família Campos.
JOAQUIM DE ALMEIDA SAMPAIO foi outra família que também subiu a serra esta família veio da localidade de Lages, este foi o embrião responsavel pela família Sampaio,estas famílias se tornaram grandes amigos e logos passaram a se misturar em parentesco, e Joaquim Almeida construiu um pequeno oratório, lugar que passou a ser frequentado pelas pessoas do arraial. Como as terras ao redor do santuário que reformado passou a ser igreja, as terras foram duadas ao santo, por sugestão do padre a região passou a ser chamada de Palmácia. D. Pedro II reinou de 1831 a 1889 ano em que foi deposto. Seu reinado foi de estabilidade e de certa forma próspero. O Ceará em seu reinado já era um estado com fronteiras ainda bastante indefinidas. Palmácia, nessa época, não passava de um monte de casas, era uma vila. A Seca dos Três Sete (1877, 1878 e 1879) arrasou o Estado e nossa Palmácia sofreu muito com ela. Para resolver o problema, D. Pedro II mandou que se fizesse a construção de açudes sendo o da Comissão um deles. Isso no ano de 1880 quando ele proferiu a frase: "se preciso for venderei até a última pedra de brilhante da minha coroa para que nenhum cearense morra de fome." Com a chegada de Maria Amélia Perdigão Sampaio que foi a primeira professora pública da cidade,Palmácia deixou de ser lugarejo e passou a categoria de vila,pois para ser elevada a categoria de vila precisava de uma professora pública a partir daí iniciou-se a Educação Formal Palmaciana.
Anteriormente quando ainda pertencia á Maranguape, era denominado Arraial das Palmeiras. Como existiam várias cidades, vilas e distritos denominados Palmeiras, teve o nome alterado para Silva Jardim e mais tarde Palmácia.Sua fundação oficial foi decretada em 06 de novembro de 1862,embora há indícios mais antigos da ocupação,seu possível fundador foi Francisco de Queirós,a população de Palmácia foi crescendo e com isso iniciou-se a construção de um oratório que foi construído por Monsenhor Custódio,a capela foi ampliada mais tarde porMonsenhor Tabosa,com isso começou construções em volta da igreja formando assim um arruado populacional.Havia a necessidade de um cemitério em Palmácia,que foi construído onde hoje é o prédio do Mercado Público de Palmácia,mas foi logo desativado pois havia o risco de contaminar o solo,com uma generosa doação de terras por José Ildefonso Campos foi construído o novo "campo santo".A ocupação foi devido as sobras das sesmarias na região,Palmácia chegou a ser elevada a categoria de município de 2 vezes,porém não foi instalado.A emancipação só veio na metade do século seguinte.12

Palmácia planta (1910)
Em 1939,no lugar conhecido como Serrote do meio por estar localizado entre a pedra do Bacamarte e a Torre da Lua, o local teve a escolhido teve a aprovação do proprietário senhor Bráulio, o padre Vermeeln assumiu a coordenação dos trabalhos e no decorrer do tempo ia propagando a ideia nos sermões imputando aos homens a penitência de ajudar a concretizar a obra. ao mestre Mundico, coube a tarefa de ir atras da madeira da cruz, foi no sitio são José, de João Teixeira Joca e lá encontraram duasaroeiras de grande poste, ideais para o projeto dos padres.
Com a ajuda de centenas de homens para o transporte e um verdadeiro caminho de formiga humanas foram criado o levaram pela rua da vila campos, numa grande grande euforia tomaram o padre nos braços o padre Tiago e o puseram sobre uma peça do cruzeiro e o conduzindo-o assim, até a igreja.13
Em 28 de agosto de 1957, Palmácia foi emancipada oficialmente e desmembrada de Maranguape, com sede no antigo distrito de Palmácia. O município foi instalado em 7 de setembro do mesmo ano. Palmácia ficou dividida em 2 distritos: Palmácia (sede) e Gado dos Ferros (à época, apenas Gado). Em 1988 foi reconhecido o distrito de Gado dos Rodrigues.Seu primeiro prefeito foi Atanásio Perdigão Sampaio .14 .Palmácia é a única cidade do Maciço de Baturité que não se originou de Baturité.15
Um dos fatos mais curiosos de Palmácia aconteceu quando apareceu o Bicho da Água Verde na Região da Baixada,onde a população pensava se tratar de uma réptil pré-histórico ou um dinossauro.A imprensa nacional noticiava o bicho na cidade.

TRECHO DA REVISTA O CRUZEIRO (25/09/1966):
"A presença do possível espécime fóssil de réptil marinho em águas cearenses é motivo de promoção política do pequenino e pobre município de Palmácia, que vive, agora, os seus grandes momentos, com citações na imprensa falada e escrita do País".
Em 1986 um desastre natural derruba um antigo Cruzeiro que era um marco de fé cristã para toda região serrana.
No final do século XX, mais precisamente no ano de 1997 aconteceu o Centenário da Educação Formal em Palmácia que marca a chegada da Professora Maria Amélia Perdigão Sampaio vinda de Tamboril em 1897,a primeira escola de ensino médio do município leva seu nome.16

O Prêmio Torre da Lua é criado para homenagear as personalidades mais importantes do município.

Século XXI
Em 2006, é criada a Comenda Atanásio Perdigão Sampaio,que substituiu o esquecido Troféu ou Prêmio Torre da Lua.
Em 2007, Palmácia completou 50 anos de emancipação política.
Em 2008, acontece a primeira renúncia de um prefeito da cidade,João Antônio Desidério de Oliveira renuncia o cargo no final de seu mandato.
Em 2010, sob a liderança do Terço dos Homense de muitos outros fiéis, a Paróquia de Palmácia conseguiu reinstalar um novo, grande e bonito Santo Cruzeiro, o qual de braços estendidos indica o reinado de salvação de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre toda humanidade. Às 06:00h foi celebrada a Santa Missa na Igreja Matriz, presidida por Pe. Marcos Oliveira, com a bênção do Santo Cruzeiro. Logo após todos seguiram em caminhada, rumo a alta montanha aonde o mesmo Cruzeiro foi reinstalado com muita fé, entusiasmo e organização. Este evento também marcou a última celebração do Pe. Marcos Oliveira como pároco de Palmácia.

Etnias
Cor/Raça       Percentagem
Branca           69,5%
Negra           5,3%
Parda           12,2%
Amarela       0,5%

Vegetação
Localizado no Maciço de Baturité21 , tem uma vegetação variada desde a Caatinga arbustiva densa, floresta subcaducifólia tropical, floresta úmida semi-perenofólia, gramíneas, ervas, mata serrana, floresta úmida semi-caducifólia, floresta caducifólia, mata atlântica e mata ciliar. Está na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Baturité.

Solos
A região apresenta os solos bruno não cálcico e podzólico vermelho-amarelo,sob uma estrutura geológica relativamente simples, com predomínio de rochas de embasamento cristalino de idade pré-cambriana, representadas por gnaisses, granitos e migmatitos. Sob este substrato, repousam coberturas aluvionares, de idade quartenária.
Fuso Horário
O horário oficial de Palmácia como no resto do estado é UTC-3, ou seja, equivalente ao horário brasileiro oficial. A cidade de Palmácia não participa do horário brasileiro de verão.

Relevo
A área do município de Palmácia tem relevo heterogêneo; as regiões centro-sul, centro-este e centro-oeste apresentam topografia montanhosa por encontrar-se na região setentrional do Maciço de Baturité; na região norte do município encontram-se planícies e vales férteis, verificando cordões de ligação orográfica com os vizinhos sistemas de Aratanha e Maranguape através de cerros de pequena altitude.
Na parte montanhosa do município destacam-se algumas serras que concorrem para amenidade do clima da região, os quais tem uma latitude média de 700m, sendo elas: Serra do Lajedo, Bacamarte, São João, São Paulo, Serra Nova e Torre da Lua.A altitude no município vária de 50m á cerca de 1000m. A área em questão constitui um dos mais expressivos compartimentos do relevo elevado do Ceará, os chamados relevos residuais resultantes dos processos erosivos ocorridos na era Cenozoica que envolve o período terciário, o qual teve início no Paleoceno, há quase 70 milhões de anos e terminou no Quartenário (Holoceno e Pleistoceno), período mais “recente” na escala do tempo geológico, iniciado há um milhão de anos, quando ocorreram as mais severas eversões (desmoronamentos) do pavimento nordestino, até tornar-se desgastada a depressão sertaneja atual. Geologicamente, a região é formada por rochas do embasamento cristalino do pré-cambriano (período geológico mais antigo da terra).
Principais elevações (as mais conhecidas):
•          Pedra do Bacamarte
•          Morro do Cruzeiro
•          Torre da Lua
•          Morro do Caititu

Fauna e flora
Palmácia está localizada no Maciço de Baturité,onde concentra a última reserva de mata atlântica no Ceará. Uma vegetação exuberante, onde samambaias, orquídeas e flores silvestre convivem com uma fauna nativa que inclui as mais diversas espécies de pássaros como:o Periquito Cara-Suja, Sabiá, Currupião, Beija-flor, Surucuá-de-barriga-amarela, Gavião de penacho, Surucuá-de-peito-azul, Tucano-de-bico-verde, Rendeira, Tangarazinho, Tangará Dançador entre outros, além dos mamíferos como: raposa, quatipuru, ouriço-cacheiro, onça-pintada, cotia, rato-do-mato, tapiti, gato-do-mato, sagui-da-serra, macaco-prego, jaguatirica, maracajá, preá, gambá, anta, quati entre outros. Os principais répteis são cágado, jabuti, calango, coral-falsa, iguana, camaleão, lagartixa-de-areia, jacaré entre outros; e os anfíbios: sapo, pererecas, gias entre outros.

Hidrografia
Pelo fato de o município situar-se em zona montanhosa verificam-se mais pequenas ribeira e corredeiras do que propriamente rios que mereçam destaque, malgrado o município ser cortado em parte pelo rio Pacotí que alimenta o açude do Acarape fornecedor de água potável para Fortaleza. Podemos citar também os rios Salgado e Juá, riachos do Araticum, Cana-brava, Serrinha, Oiticica, Patos e Caboclos.
Há três açudes de tamanho médio construídos respectivamente nas secas do XV, XIX e XXXII, sendo eles Botija, Bu e Água Verde. Próximo a cidade existe outro cuja construção foi iniciada ao tempo da comissão científica vinda ao Ceará,a mando do Imperador Dom Pedro II por isso chamado Açude da Comissão.Palmácia está incluída nas bacias hidrográficas do Curu e Metropolitana.Palmácia possui ainda mais dois açudes de importância o Açude Alto Alegre (Bacia do Curu) e o Açude Formosa (Bacia Metropolitana).A cidade possui 1 adutora e e 29 poços (2008).Há também o projeto aprovado da construção do Açude Germinal,da Barragem Germinal e de uma adutora totalizando 21 milhões de reais. 23
Palmácia tem diversos rios, riachos, lagoas e cachoeiras:
•          Rio Pacoti
•          Rio Água Verde
•          Rio Germinal
•          Rio Juá
•          Rio Salgado
•          Riacho Água Verde
•          Riacho Araticum
•          Riacho Cana-Brava
•          Riacho Serrinha
•          Riacho Oiticica
•          Riacho dos Patos
•          Riacho Caboclos
•          Riacho Novo
•          Açude da Comissão
•          Balneário do Japão
•          Água Verde
•          Açude do Bú
•          Açude Botija
•          Açude da Piracicaba
•          Cachoeira do Chuvisco
•          Cachoeira do Cafundó
•          Cachoeira do Oratório

Clima
Tropical quente semi-árido brando,tropical quente subúmido e e tropical quente semi-árido com pluviometria média de 1.434 mm.O mês de julho costuma apresentar as temperaturas mais baixas, chegando a 13°C no período da noite 24 com chuvas concentradas de janeiro à maio25 .

Palmácia está dividida em três distritos:
•          Palmácia (sede)
•          Gado dos Ferros
•          Gado dos Rodrigues

Bairros
Palmácia (sede) é divida em seis bairros:
•          Centro
•          Vila Campos
•          Vale das Palmeiras
•          O Pinga
•          Basílio
•          Novo Basílio

Localidades
Mapa do município de Palmácia,com destaque para as principais localidades e os 3 distritos.
•          Araticum
•          Serra Nova
•          Bacamarte
•          Boa Água
•          Palmeirinha
•          Rochedo
•          Buracão
•          Japão
•          Comércio
•          Boa Esperança
•          Saco do Vento
•          João Miguel
•          Serra Verde
•          Barra Funda
•          São João
•          Monte Claro
•          Juá
•          Botija Alves
•          Baú do Zé Holanda
•          Água Verde
•          Queimados
•          Pilões
•          Canadá
•          Bú
•          Antônio Marques
•          Tanques
•          Vertentes do Lajedo
•          Piracicaba

Transportes
Placa da Copa do Mundo Brasil 2014, indicando Palmácia. O município é servido pela empresa de transporte Fretcar, que faz a conexão intermunicipal. Conta com uma rodoviária municipal (Terminal Rodoviário José Pinheiro Cavalcante) e uma rodoviária particular (Terminal Rodoviário Chicolândia).

Rodovias
CE-065 Trecho em Palmácia
A partir de Fortaleza o acesso ao município, pode ser feito por via terrestre através da rodovia CE-065,também conhecida como Rodovia Senador Carlos Jereissati, antes de chegar á Palmácia passa pelas cidades de Maracanaú e Maranguape. As demais vilas, lugarejos, sítios e fazendas de Palmácia são acessíveis (com franco acesso durante todo o ano) através de estradas estaduais, asfaltadas ou carroçáveis.

Malha Viária
•          Rua Francisco de Queiróz:Principal via da cidade continuação da Estrada de Baixo nela estão localizadas a maioria dos comércios e a Prefeitura Municipal.
•          Avenida Salustiano Ribeiro Guimarães:Localizada na entrada da cidade liga os barrios do Novo Basílio,Basílio e Centro.
•          Estrada de Baixo:Interliga a Rua Francisco de Queiróz e Avenida Salustiano Ribeiro Guimarães.
•          Rua Joaquim de Almeida Sampaio:Liga o Centro Histórico a Salustiano Ribeiro Guimarães.
•          Rua Clementino Campelo:Nela está localizado o Estádio Municipal e é a principal via do bairro Cabloclos.
•          Rua Idelfonso Campos:Liga o Centro a Rua Francisco de Queiróz.

Economia
Composição econômica de Palmácia28
Serviços: 73,4%
Agropecuária: 16,6%
Indústria: 9,9%
A base da economia local é a agricultura e é grande produtora de: banana,café, fava, arroz, cana-de-açúcar,hortaliças em geral milho, e feijão; pecuária: bovino,ovino,caprino suíno e avícola.29 .
Também se destaca no comércio varejista com supermercados, farmácias, depósitos de construção, lojas de roupas, boutiques, frigoríficos, lojas de móveis e eletrodomésticos e eletrônicos, mercadinhos, mercearias, padarias, lojas de variedades, lanchonetes e restaurantes.
Nos serviços com salões de beleza, locadoras, oficinas mecânicas, academias, borracharias, técnicos em eletrônicos, vendedores ambulantes, costureiras, botecos e barzinhos.
O artesanato, também é uma outra fonte de renda,à confecção de bijuterias e artigos religiosos em contas de madeira,de redes e bordados é bastante difundido no município.A pisciculturadesenvolve-se nos córregos e açudes. Uma parcela significativa da população dedica-se à prestação de serviços.Palmácia também possui cerca de 5 indústrias em seu território.
Na Região da Baixada,na região da Água Verde se destaca pela criação de gado,cultivo da cana-de-açúcar,de arroz e uma propriedade do Arroz 101.
Na comunidade do Sítio Basílio ainda moem cana para a fabricação de rapadura e açucar mascavo.

Aspectos socioeconômicos
A maior concentração populacional encontra-se na zona rural. A sede do município dispõe de abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, serviço telefônico, agência de correios e telégrafos, serviço bancário, hospitais, hotéis, praças e uma biblioteca (Biblioteca Professor Vicente Sampaio).
É no centro comercial de Palmácia,que se pode encontrar os supermercados, o Banco Bradesco, a Agência dos Correios e a casa lotérica.

Esportes
O lazer cotidiano de muitos palmacianos é a caminhada ou cooper ao amanhecer ou ao entardecer nas praças ou nos calçadões. O esporte mais popular na cidade, assim como no resto do Brasil, é o dutebol. No futebol Palmácia conta com seu time principal o Palmácia Esporte Clube e que joga no Estádio Municipal José Moisés Moreira de Andrade. O Palmácia Esporte Clube "O Raposa da Serra" como é conhecido, foi fundado em 2005 pelo advogado Marcelo Desidério e está licenciado no Campeonato Cearense.
Outra atividades que turistas e palmacianos praticam é o Parapente pela região propícia de Serra, onde há penhascos e ladeiras.outros esportes como o futebol de salão, voleibol também são praticados em Palmácia. Ainda há praticas de capoeira,handebol,futebol de salão entre outros.

Cultura
São Francisco de Assis é o santo padroeiro de Palmácia e a data oficial da celebração de sua festa é dia 4 de outubro. As festas populares mais importantes são o Carnaval, o Festival de Quadrilhas, em junho, e o tradicional Forró do Xamegão que é realizado no mês de agosto. As festas de São Francisco atraem muitos visitantes e acontecem no período de 25 de setembro a quatro de outubro.
O resgate da cultura popular e o exercício das atividades culturais e desportivas tem sido estimulados pelo Projeto CASULO-Crianças e Adolescentes Sintonizados no Universo da Liberdade Ocupacional.Grupos de teatro,dança,coral,flautas,capoeira e banda de música animam o cotidiano da cidade,proporcionando também ocupação saúdavel para os jovens envolvidos.

Religião
Existem diversas Igrejas Evangélicas, mas a principal é a Católica.
População residente por religião:
•          Religião:
•          Católicos(55%)
•          Protestantes(35%)
•          Testemunhas de Jeová(5%)
•          Espíritas(4%)
•          Outras religiões(0,7%)
•          Sem Religião(0,3%)

Paróquia de São Francisco de Assis: Festa: 04 de outubro.

Feriados
•          Confraternização Universal-1 de Janeiro
•          Carnaval-Geralmente em Fevereiro
•          São José-19 de Março
•          Semana Santa-Geralmente em Abril
•          Tiradentes-21 de Abril
•          Dia do Trabalho-1 de Maio
•          Corpus Christi-Quarenta Dias Depois da Semana Santa
•          Dia do Município-28 de Agosto
•          Festa do Padroeiro-Setembro
•          Independência do Brasil-7 de Setembro
•          Padroeira do Brasil-12 de Outubro
•          Proclamação da República-15 de Novembro
•          Natal-25 de Dezembro

Festas e eventos culturais
Janeiro
•          Festa dos Reis com o Boi do Sr. Bernardo do Gado dos Rodrigues
Fevereiro
•          Palmácia já sediou nas décadas de 70 e 80 carnavais que atraíam foliões de todas as partes do estado através de desfiles de rua com luxuosos blocos carnavalescos com destaques para "os Tesouras" e "os Anjos do Gado". Atualmente, temos o carnaval de rua com animação promovida pelos blocos carnavalescos "Os Nativos", "Natasha" e os "Irmãos Cabeça".
Março
•          Festa de São José - o padroeiro do Gado dos Ferros, distante 09 km da sede. Bastante tradicional a festa religiosa reúne um grupo muito grande de pessoas, ligadas através da fé, comemoram dia 19 de março, o período máximo que o interiorano nordestino aguarda a última esperança da chegada das chuvas no ano.
Abril
•          Semana Santa - No distrito de Gado dos Rodrigues, são encenadas as passagens evangélicas em torno da capela de Santo Antônio.
Maio
•          Coroação de Nossa Senhora, elaborada pela comunidade paroquial.
Junho
•          Festa de Santo Antônio em vários distritos e também na sede
•          Festival Intermunicipal de Quadrilhas - Numa quadra de 2.700 m², são montadas arquibancadas e palco, e durante três dias o município recebe grupos de quadrilhas dos mais diferentes municípios do estado para disputar os prêmios oferecidos pelas apresentações.
Agosto
•          Semana do Município - é feita uma programação para as festividades da emancipação do município dia 28.08 - começa com uma alvorada, é celebrada uma missa de ação de graças e nos dias sequenciais, tem-se várias apresentações culturais, entrega de títulos, jogos esportivos, ações ecológicas sobre bicicletas e uma cavalgada ecológica.
•          Xamegão - é uma outra festa tradicional, é um grande forró, com várias bandas que "sacodem" a cidade de animação e muita dança.
Setembro
•          FEIRARTE-Feira de Arte, Artesanato e Literatura dos filhos de Palmácia.Conta com os stands Literatura,Tempero Bom,Artesanato,Clube do Idoso,Música.Conta também com apresentações culturais e musicais e premiação literária.
•          Escolas em ação - neste período o ano letivo está de vento em popa. As comemorações do dia 7 de setembro são bastante acionadas, sendo campeonatos esportivos bastante divulgados. Mais uma vez é feita uma nova rota da cavalgada ecológica. Engenhos e casas de farinham funcionam a todo o vapor. Vem as comemorações das safras e colheitas, em todos os quintais frutas estão espalhadas pelo chão, evidenciando assim a fartura.
•          Desfile de 7 de Setembro:Muita festa pessoas desfilam em um longo percusso no Centro da cidade.
Outubro
•          Festa de São Francisco de Assis - O padroeiro do município de Palmácia. Com suas novenas é iniciada a festa, no mesmo período da festa de Canindé. Romeiros partem também de Palmácia, juntando-se aos outros provenientes de Maranguape, nos CAminhos de Assis em direção a Canindé. Na sede do município o evento reúne todas as comunidades no último dia.
Dezembro
•          Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
•          Novenas e Natal
•          Reveillon - Novamente com inúmeras visitas dos palmacianos, principalmente os que vivem em Fortaleza e também noutras grandes cidades, que se reúnem e fazem a festa.

Sotaque
O sotaque palmaciano se assemelha, de uma maneira geral, aos demais sotaques nordestinos na entonação, no ritmo e na pronúncia das vogais. No entanto, há algumas diferenças no tocante à pronúncia de determinadas consoantes, o que o afasta dos sotaques dos estados situados ao leste da região e o aproxima de uma pronúncia padrão do português brasileiro. A principal diferença é a africação de t e d em /ti/ e /di/ ([tʃi] e [dʒi]), fenômeno comum na maior parte do Brasil, mas que não acontece na maioria dos estados da região, que tendem a pronunciar tais sílabas de forma oclusiva, como no idioma castelhano ([ti] e [di]). O sotaque de Palmácia também se diferencia do sotaque do sul do estado, que pronuncia /ti/ e /di/ como a maioria dos estados nordestinos, provavelmente por influência pernambucana. Também há uma diferença na pronúncia de s e z no final das sílabas. Enquanto em São Paulo são pronunciadas unicamente de forma alveolar e na cidade do Rio de Janeiro de forma palatoalveolar (o popular "chiado"), em Palmácia s e z se pronunciam como palatoalveolares apenas antes das letras t e d e, nos demais casos (ante quaisquer outras consoantes ou no final das palavras), sempre como alveolares. Tal mescla contribui para o pequeno distanciamento entre o sotaque de Palmácia e o de estados vizinhos, que sempre pronunciam as sibilantes de forma ligeiramente "chiada".

Arquitetura
Solar dos Sampaios
O patrimônio arquitetônico está concentrado no centro da cidade. Apesar de distante do centro, o Casarão dos Linhares é um patrimônio de grande valor histórico e cultural,cuja família é herdeira de Máximo Linhares, irmão do Ex-Presidente da República, José Linhares.
Palmácia possui ainda outras obras arquitetônicas, como o Solar dos Sampaios originalmente residência da Professora Maria Florinda Sampaio, atualmente habitado por seus herdeiros. O Solar data do início do século XX e apresenta-se com um belo jardim de flores tropicais, um lago artificial com peixes ornamentais e um mirante onde tem-se uma vista surpreendente de toda a cidade e também das montanhas circunvizinhas. A propriedade possui ainda um extenso pomar e uma área preservada de mata atlântica com aproximadamente 2 hectares, sendo essa uma das poucas áreas de preservação dentro da zona urbana do município. Outro prédio ainda parcialmente preservado na cidade é a residência do Sr. Renato Sampaio Andrade, uma casa simples datada do início do século XX, com fachada original e porão de madeira. Hoje é habitada por sua esposa e filhos.
Vemos ainda outros prédios de inestimável valor arquitetônico como o Mercado Municipal, a residência do Sr. Atanásio Sampaio, a residência do Sr. Nilson Hermínio, a residência do Sr. Genésio Vieira situada de fronte ao prédio onde funcionava uma agencia do extinto BEC, a Prefeitura Municipal de Palmácia, a Biblioteca Professor Vicente Sampaio,o Fórum Municipal de Palmácia e a Igreja Matriz de Palmácia. Todos esses prédios ainda carecem de serem reconhecidos oficialmente como patrimônios históricos pelo governo do município. Palmácia ainda possui algumas praças como a Praça Padre Perdigão Sampaio, a Praça Leôncio Macambira e a Praça 7 de Setembro.

Literatura
Livro Minha Palmácia de Ontem
Os palmacianos já publicaram muitos livros,além de criarem belas frases,poesias e cordeis.Vejam algumas:
Livros
•          "Minha Palmácia de Ontem" de Iolanda Campelo de Andrade Sampaio
•          "Português Nosso de Cada Dia" de Vicente de Paulo Sampaio Rocha e Rosemir
•          "Nova Legislação do ICMS no Transporte Rodoviário de Cargas" de José Damasceno Sampaio
•          "ICMS no Transporte" de José Damasceno Sampaio
•          "Organização Judiciária do Estado do Ceará" de José Damasceno Sampaio
•          "Manual de Orientação na Contratação do Carreteiro Autônomo" de José Damasceno Sampaio
•          "A Distribuição e o Atacado no Estado de São Paulo - Guia de Contratos e Tributos" de José Damasceno Sampaio
•          "O Representante Comercial Autônomo" de José Damasceno Sampaio
•          "Guia de Substituição Tributária no ICMS do Estado de São Paulo" de José Damasceno Sampaio
•          "Manual da Nota Fiscal Eletrônica NFe" de José Damasceno Sampaio
•          "Rotinas Trabalhistas - Extinção do Contrato Individual do Trabalho" de José Damasceno Sampaio

“Palmácia lhe aguarda a chegada com o frescor da sombra e o calor da hospitalidade.” Professor Vicente Sampaio.

Comunicação
Palmácia possui o sinal da Oi,porém somente em alguns lugares no Cemitério (Por está em uma parte alta da cidade),a trás da Igreja Matriz e no Mirante do Solar dos Sampaios (Por ser o prédio mais alto do município).
Antena da Claro
Redes de Internet Móvel
•          Claro - 2G
Redes de Telefonia Móvel
•          Claro .32 .
Retransmissoras de televisão (canais analógicos )
•          TV Verdes Mares - Rede Globo
•          Rede Bandeirantes - Rede Bandeirantes
•          TV Jangadeiro - SBT
•          TV Cidade - Rede Record
•          TV Ceará - TV Brasil
Emissoras de rádio FM
•          Torre da Lua FM (Palmácia)
•          Emissoras de Redenção e Baturité
Emissoras de rádio AM
•          Emissoras de Fortaleza e Maranguape

Turismo
O turismo representa um forte componente da economia do município, graças à atrativos como o clima serrano, belas paisagens e eventos acolhidos durante todo o ano, como o Festival de Quadrilhas,o CARNAPAL e o Xamegão. Com uma população de oito mil habitantes na zona rural,Palmácia é um município privilegiado pela natureza.A Estrada que liga Maranguape a Palmácia (CE-065),permite divisar paisagens naturais de grande beleza. Além do clima ameno,o município é entrecortado por quedas d'água e montanhas. A Pedra do Bacamarte é respeitada pelos alpinistas por sua altura e imponência. A Pedra da Torre da Lua,o platô Encontro dos Ventos,o Penhasco São João e a Cachoeira do Chuvisco,uma das nascentes do Rio Ceará,são apenas algumas das atrações que encantam turistas e visitantes.Os relevos favorecem a prática de várias modalidades de esportes de aventura,destacando-se de modo especial o voo livre. As trilhas ecológicas podem ser feitas nos mais diferentes níveis. A trilha do Bacamarte é considerada pesada,com dois quilômetros de subida íngreme.Como reconpensa que alcança o topo avista os municípios de Maranguape,Redenção,Acarape e Fortaleza. A trilha da Torre da Lua é mais suave,com uma passagem pela mata atlêntica e uma grande visão do vale onde está estabelecida a comunidade do Basílio.
Além das atrações culturais, Palmácia encanta pelos atrativos naturais.
•          Igreja Matriz de São Francisco: Construída no século XIX é um dos principais pontos turísticos de Palmácia,tem fachada original.
•          Praça Padre Perdigão Sampaio:Construída no século XX e reformada em 2008 é a principal praça da cidade,além de possuir uma arquitetura moderna.
•          Solar dos Sampaios: Construído no século XX,tem uma fachada belíssima é uma dos prédios mais bonitos da cidade e apresenta-se com um belo jardim de flores tropicais, um lago artificial com peixes ornamentais e um mirante onde tem-se uma vista surpreendente de toda a cidade e também das montanhas circunvizinhas.
•          Casarão dos Linhares:Localizado na subida da serra,na região da Água Verde era propriedade de Máximo Linhares,que era irmão do ex-presidente da república José Linhares,possui fachada e interior originais.
•          Cachoeira do Chuvisco:Localizada a poucos km da sede,é uma das principais quedas d'água e uma das mais bonitas do Maciço de Baturité.
•          Cachoeira do Oratório:Localizada na divisa com Redenção apresenta um belo lago formado pelas água das cachoeiras ótimo local para o banho.
•          Cachoeira do Cafundó:Outra cachoeira belíssima da cidade ótima para tirar fotos e para o banho.
•          Pedra do Bacamarte:Um dos principais pontos turísticos a Pedra do Bacamarte é uma pedra de beleza sem igual e única no Nordeste,por muitos foi comparada com o Morro do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro,o acesso é feito por trilhas,mas pode ser vista pela CE-065 na região da Água Verde e na ida para Pacoti,é o local ideal para eco-trekking,trilha com subida bem acentuada,mas o visual compensa,ainda é possível fazer rapel.
•          Morro do Cruzeiro:Próximo a sede,pode ser visto pela Praça da Matriz,possui uma via sacra com todas as 15 estações e ao topo uma cruz representando o Santo Cruzeiro,o acesso é feito por uma trilha,de lá é possível observar a cidade de Palmácia.
•          Santo Cruzeiro:Uma cruz foi construída no iniciou do século XX,foi recolocada em 2009 é um dos locais de peregrinação religiosa em Palmácia.
•          Biblioteca Professor Vicente Sampaio:Possui um acervo de livros impecável além de possui o Bicho da Água Verde (Um jacaré empalhado que foi confundido com um dinossauro).
•          Prefeitura Municipal de Palmácia:Antigo Colégio Monsenhor Custódio,possui uma belíssima arquitetura.
•          Água Verde:Uma região belíssima composta por vários lagos e açudes ao pé da serra possui um visual sem igual.
•          Rio Pacoti:Um Rio muito importante para o estado também passa por Palmácia,ele desemborca em Fortaleza na sua divisa com Aquiraz.
•          Açude da Comissão:Construído a mando de Dom Pedro II,é um local histórico para a população além de ser um dos lugares mais belos da cidade.
•          Açude da Piracicaba:Um açude localizado também na região da Água Verde,também lindo com várias carnaubeiras ao seu redor.
•          Mercado Municipal:Um importante centro de comércio para a cidade onde pode-se encontrar de tudo.
•          Rio Água Verde:Um importante Rio que enche vários açudes da região.
•          Escola de Artes CASULO:Local onde há diversas apresentações culturais,vale a pena conhecer.
•          Fábrica artesanal de terços e produtos religiosos de madeira:Tudo de bom pra quem é católico,para comprar terços,santos e etc,tudo feito artesanalmente.
•          Casa de Maria Amélia Perdigão Sampaio:Antiga residência da primeira professora pública de Palmácia,tem fachada original e em estilo simples.
Estrutura e planejamento urbano[editar]
Energia, água, lixo e esgoto[editar]
A quase totalidade da energia consumida em Palmácia é fornecida pelas hidrelétricas da Chesf e distribuída pela COELCE, companhia que foi privatizada e adquirida pela então espanholaEndesa, que atualmente é controlada pela italiana Enel.
O abastecimento de água de Palmácia é feito pela Cagece e atende a 48,18% da população, beneficiando muitas famílias. 33
Apenas 10,97% das residencias de Palmácia são ligadas a rede geral ou pluvial de esgoto,3,15% das residencias tem fossa séptica e a maioria 73% utilizam outras formas para eliminar os dejetos e 12,88% não tinham banheiros.
54% das residencias da cidade tem coleta de lixo,e 85% tem energia elétrica34

Saúde
O Principal estabelecimento de saúde do município é o Hospital Municipal Virgínia Rodrigues Simplício da Rede Pública do SUS.Palmácia possui ainda 6 postos de saúdes (PSF'S) além de 3 centros de saúde.
•          Postos de Saúde: de Araticum, de Gado dos Ferros, de Gado dos Rodrigues, dos Queimados,do Bú e de Serra Nova.35 .

Educação
Palmácia tem 22 escolas públicas e 2 particulares totalizando assim 24 estabelecimentos de ensino,na rede de ensino municipal a cidade tem em média 24 alunos por sala de aula,o percentual de aprovação da rede municipal é de 88.02%,10.03% de reprovação e 1.05% de abandono o município tem cerca de 150 professores ativos trabalhando nas redes municipais,estaduais e privadas.36
IBGE (2010)
Rede de ensino       Alunos matriculados          Professores
Municipal                          2.282                                108
Estadual                             548                                    18
Particular                           178                                    20

Distribuição dos alunos de Palmácia na rede escolar durante o ano letivo de 2000 (Ensino Fundamental e Médio)
Ensino Fundamental: 89%
Ensino Médio: 11%
Educação Especial: 1%

Política
O governo municipal de Palmácia é exercido pelo prefeito José Maria Bezerra Sipriano do PPL, auxiliado por seus secretários e assessores e o poder legislativo na figura dos 9 vereadores da Câmara Municipal de Palmácia, que fiscalizam o executivo e discute as leis no âmbito municipal. A sede do Governo Municipal de Palmácia está localizado no prédio da Prefeitura Municipal (Palácio das Palmeiras) na Praça 7 de Setembro na Rua Francisco de Queiroz..37 . Os partidos políticos com maior influência em Palmácia atualmente são:PV,PPL,PT,PSB e PMDB.O Poder Judiciário conta com uma vara judicial,o Fórum Des. Edgar Carlos de Amorim.
Palácio das Palmeiras - Paço Municipal Prefeito Francisco Damasceno Filho, sede da prefeitura municipal e do poder executivo.

Administração atual
Prefeito: Zé da Budega (PPL)
Vice-prefeito: Dr.Fernando (PPL)

Vereadores de Palmácia da Gestão 2013/2016
Nome e Partido       
José Milton Calixto Farias PV     
Marcelo Simião da Silva    PPL   
Francisco Edson Cavalcante       PV     
Antônio Holanda de Oliveira Junior       PSDC           
Francisco Cleto Bezerra de Castro         PTB   
Luciano Ferreira da Silva  PDT   
Aderbal Rodrigues Correia (Jeyson)      PRP  
Pedro Junior Andrade Mesquita  PP     
José Gilson Macambira Filho (Gilsinho)           PHS  
Em negrito está o presidente da câmara                      

Prefeitos
A cidade de Palmácia,desde de sua emancipação política teve 12 prefeitos,alguns com mais de um mandato,o seu primeiro prefeito foi Atanásio Sampaio Andrade e a primeira e única prefeita do município foi Felismina Campelo Macambira.Uma curiosidade é que nenhum prefeito teve dois mandatos consecutivos desde a sua emancipação política.
Nome Mandato        Observações
Atanásio Sampaio Andrade         1958 - 1962
Francisco Damasceno Filho        1962 - 1966
Francisco Edval Campos Lima    1966 - 1970
Antônio Simplício do Nascimento           1970 - 1972

Clementino Campelo Neto           1972 - 1976
Antônio Simplício do Nascimento           1976 - 1982
Eleito prefeito de Palmácia pela 2° vez
Felismina Campelo Macambira   1982 - 1988
Primeira prefeita do município
João Simplício do Nascimento     1988 - 1992
Francisco Paulo Campos Lima    1992 - 1996
João Simplício do Nascimento     1996 - 2000
Eleito prefeito de Palmácia pela 2° vez
João Simplício do Nascimento     Janeiro de 2000 - Março de 2000.
Em Março morre em um acidente de carro e não cumpre seu 2° mandato.
Raimundo Jackson Pereira de Souza   2000 - 2004
Assumiu após a morte do prefeito já que era o vice de João Simplício e foi eleito para um mandato de 4 anos, depois de ter cumprido o restante do mandato, ou seja, nove meses.
João Antônio Desidério de Oliveira        2004 - 2008
Renunciou o cargo em novembro de 2008
Antônio Holanda de Oliveira        17/11/2008 - 31/12/2008    Assumiu o cargo de prefeito interino após a renuncia do prefeito Desidério
Antônio Claúdio Mota Martins     2008 - 2012
José Maria Bezerra Sipriano        2012 – 2016.

Fotos


 Antena da Claro
 CE-065 Trecho em PalmáciaÉ no centro comercial de Palmácia,que se pode encontrar os supermercados, o Banco Bradesco, a Agência dos Correios e a casa lotérica.
 Câmara Municipal de Palmácia, sede do poder legislativo.
Trecho da  CE- 065
 Escola Maria Amélia Perdigão Sampaio.
 O Principal estabelecimento de saúde do município é o Hospital Municipal Virgínia Rodrigues Simplício da Rede Pública do SUS.
 Igreja Matriz
 Livro Minha Palmácia de Ontem
 Localização de Palmácia no Ceará
 Mapa do município de Palmácia,com destaque para as principais localidades e os 3 distritos.
 Palácio das Palmeiras - Paço Municipal Prefeito Francisco Damasceno Filho, sede da prefeitura municipal e do poder executivo.
 Placa da Copa do Mundo Brasil 2014,indicando Palmácia.
 Palmácia planta (1910)
Vista parcial de Palmácia
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário