11 outubro 2023

HOMENAGEM AO EX-PREFEITO DE PALMÁCIA JACKSON PEREIRA

Hoje completaria 59 anos

Jackson Pereira, completaria hoje 59 anos

Hoje o nosso Blog do Jorjão fala sobre um dos melhores prefeitos que Palmácia já teve. Trata-se de Raimundo Jackson Pereira de Souza, Jackson Pereira, ou simplesmente Jackson. Neto de Godofredo Pereira Batista e Izaura Amélia Pereira (descendentes das Famílias Pereira, Batista e Alencar) e de José Emídio de Sousa e Raimunda Mendes de Sousa (descendentes das Famílias, Sousa, Mendes, Barbosa, Soares, Castro e Andrade). Filho de Raimundo Edmar Pereira e Maria Hilda de Souza, nasceu em Fortaleza em 11/10/1964, completaria hoje 59 anos de idade, mas nos deixou no dia 06/10/2014 de forma prematura, vítima de uma aplasia medular.

Godofredo Pereira Batista (não temos foto da esposa)

José Emídio de Sousa (Zeca Moreno) Não temos foto da esposa
 
Raimundo Edmar Pereira e Maria Hilda de Sousa

Jackson iniciou seus estudos na Escola Paulo Sarasate, na Outra Banda, em Maranguape, tendo passado por algumas escolas, inclusive o Colégio Estadual Anchieta, Colégio Castelo Branco dentre outras. Teve uma infância alegre, porém com adversidades que todo jovem sofre, pois nasceu em um lar menos favorecido, mas sempre teve determinação para vencer. Sua infancia se deu no Alto dos Bilias, na Vila Manoel Carneiro, no bairro de Outra Banda, em Maranguape.

  

Jacqueline, Jackson e Jorge Luiz, em frente a casa onde moravam, em Outra Banda, 1974.

Fez vestibular para Agronomia, atendendo um grande desejo de seu Pai. Passou no vestibular, estudou muito, morou na residência universitária e se formou Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na época na famosa Lei do Boi, que permitia que filhos de agricultores fizessem vestibular para agronomia com direito há algumas vagas.

Sempre foi um excelente filho, calmo, amável, estudioso e dedicado. Logo logo sua inteligência iria aflorar nos estudos, nos empregos e na vida pública.


FAMÍLIA

Casou-se com Aurineide Bezerra com quem teve três maravilhosos filhos: Jason, Jéssica e Jennifer. Construiu uma família unida e um lar feliz. Hoje todos os seus filhos tem formação em nível superior. O filho é empresário e as filhas excelentes profissionais atuantes no mercado de trabalho. Hoje já tem uma netinha, Heloísa Pereira, filha da sua caçula Jennifer e um netinho, Jackson, filho do Jason, que infelizmente ele não os viu nascer.

A Família: Jackson, Aurineide, Jason, Jéssica e Jennifer

 TRABALHOS

Trabalhou na AVATEC, Empresa especializada em avaliações. Depois ingressou na Câmara de Avaliações do Ceará e mais tarde criou a CONSPLAN, sua empresa que presta assessoria e consultoria a municípios no Ceará, tendo seu filho Jason dado continuidade no mesmo segmento. Atuou em vários municípios, como: São Benedito, Ubajara, Camocim, Senador Sá, Maranguape, dentre outros.

POLÍTICA

Em 1991 recebe um convite do Prefeito Eleito, Dr. Francisco Paulo Campos Lima para assumir a Secretaria de Agricultura do Município de Palmácia, onde desenvolveu um excelente trabalho, inclusive por conta do cargo que ocupava foi eleito o primeiro Presidente do COMDETEC, Conselho dos Municípios para o Desenvolvimento e Tecnologia do Estado do Ceará, órgão ligado a Associação dos Prefeitos do Ceará. Nesse período também ensinou na Escola Maria Amélia Perdigão Sampaio, em Palmácia. 

Em 1995 recebe outro convite do Dr. Francisco Paulo, para concorrer ao cargo de Vice Prefeito de Palmácia, na chapa encabeçado pelo Sr. João Simplício do Nascimento, onde foram eleitos.

Em abril de 1999 o prefeito João Simplício morre em um acidente de carro na BR 020, na estrada de Canindé e o Jackson Pereira assume a Prefeitura de Palmácia como Prefeito para um mandato tampão de 9 meses. 

Na posse como Prefeito, ladeado por seu Pai Edmar, sua Esposa Aurineide e seu Irmão Jorge

Em novembro de 1999 é eleito Prefeito de Palmácia pelo PSD 41 com 3.468 votos, vencendo Dona Iracy Fonseca (inmemorian), que obteve 2.094 votos pelo PDT.

Em 2000 inicia sua nova Administração com grande entusiasmo e motivado pela votação expressiva que teve do eleitorado palmaciano. Nesta administração recebe vários títulos e honrarias, dentre eles: O de Melhor Prefeito do Ceará por duas vezes, Selo UNICEF dentre outros. Foi também Presidente da AMAB - Associação dos Municípios do Maciço do Baturité. A sua gestão à frente da Prefeitura foi marcada pela democracia em suas ações. Todos os segmentos tinham plena liberdade de interagir com a administração numa prova inequívoca de sua visão futurística e inovadora.

Em 2004 elege o seu sobrinho Wellington Pereira para Vereador em Palmácia, dando continuidade as suas ações na política deste município. Participou de forma singela da eleição de Cláudio a Prefeito e depois de Jeyson para Vereador.

Jennifer, no cantinho, José Milton, Jorge Luiz, Godofredo, Jackson, Júlio, Karol, Jaqueline, Jeyson, Sr. Edmar, Gracinha e Francisco

ÚLTIMOS DIAS

Por ultimo trabalhava na primeira Gestão do Prefeito Átila Câmara na Prefeitura de Maranguape, ao lado do seu amigo Allison Câmara e tendo sofrido de uma doença chamada de aplasia medular (câncer na medula óssea) veio a falecer na madrugada de domingo dia 06 de outubro de 2014 quando faltavam apenas 5 dias para completar 50 anos de idade.

 

DOENÇA (TEXTO QUE ELE MESMO ESCREVEU)

NOTA DE AGRADECIMENTO

“Longe de casa há quase três semanas,

Milhas e milhas distantes dos meus amores” (parodiando a Banda Blitz)

Queridos(as) parentes e amigos(as)

Desde o dia 1º de julho encontro–me internado no Hospital Antônio Prudente. O motivo: minhas plaquetas e minha imunidade encontram-se baixas. Apesar dos diversos exames feitos até agora, não foi possível identificar o que ocasiona esse problema. Aparentemente, tirando minha feiura, você não percebe nada estranho em mim. Estou no aguardo do resultado de uma biopsia da medula, que sairá na próxima segunda feira, que deverá identificar as razões dessa situação. Ontem (17/07), as “bichinhas” (plaquetas) acharam de cair até 2.600/µl (o mínimo é 140.000/µl) o que provocou a necessidade de tomar plaquetas (já havia tomado outras 4-5 vezes nesse período), o qual após isso retomei a minha situação atual.

Diante disso, gostaria de agradecer imensamente a manifestação de solidariedade de dezenas de pessoas (parentes, amigos de parentes, amigos, parentes de amigos, amigos de amigos) que se dispuseram a doação de plaquetas e de sangue para auxiliar na situação sofrida ontem.

Além do mais, as incontáveis orações de todos os credos feitas por vocês, estão me protegendo de todo o mal que possa vir.

Não citarei nomes porque seria covardia esquecer alguém que me ajuda nesse momento. Sintam-se todos citados.

O que vocês fizeram e fazem por mim será algo que dificilmente eu possa pagar, mas me resta pedir que Deus na sua infinita bondade cubra todos vocês de paz e saúde.

Não sei ainda o que vem pela frente, mas seja o que vier, será a vontade de Deus. Digo isso porque fiz um pacto com Ele e Ele está cumprindo rigorosamente o pacto feito entre nós.

Por fim e não menos importante agradecer ao Hospital Antônio Prudente pelo pronto atendimento.

Hoje me encontro bem melhor.

E para ilustrar mando uma foto feita hoje com minha filha Jennifer (a barbicha de bode é porque fui proibido de barbear para evitar sangramentos).

Abraços a todos(as).

Vocês são SHOW DE BOLA.

Jackson e sua filha Jennifer

SUA FILHA MAIS NOVA ESCREVEU, APÓS SUA PARTIDA

Já passou um mês e eu ainda não consigo me acostumar com a idéia de que ele não está aqui, as vezes é tão insuportável que chega a doer. 

Fico parada, imaginando como vai ser agora, como é chegar com qualquer notícia e não dar a ele, como chegar com qualquer problema e "empurrar" para cima dele para ele resolver, por que era assim que a gente e alguns amigos faziam, e que ele adorava ajudar e resolver. 

Somos a prova viva (eu, teti e Jason) que ele fez o melhor e foi o melhor, dando a gente amor, carinho, atenção e cuidado, pois a vida dele era a gente, e a da gente era ele e é minha mãe. E ele era um homem que era sólido em todas a relações e transbordava amor. 

Exalando sempre carinho por todos. Qualquer palavra, gesto e afeto nesse momento faz lembrar, de um homem que independente de tudo, foi pai, amigo, conselheiro e companheiro em todas as horas de necessidade. Eu cresci vendo um homem justo, mega companheiro, inigualável em qualquer forma de pensar, culto e muito inteligente. 

Quase nunca alterava a voz e era sempre o mais brincalhão. Nada no mundo irá substituir o que ele foi e é para mim, um exemplo de tudo quanto foi e é bom no mundo. Me desculpem a todos, mais ele era o melhor pai do mundo! 

Com o passar dos dias, meses e anos, o meu coração só vai se encher ainda mais de saudade, carinho e admiração por um cara que foi excepcionalmente lindo por dentro e por fora. Meu amigo se foi, mas deixou tanta coisa boa aqui, que é difícil pensar que ele queria ver algum de nós tristes. Eu tenho só e apenas lembranças boas dele. 

Se alguém perguntar o que é o amor, na minha cabeça vai vim dois nomes: Deus e Jackson Pereira. As lágrimas que escorrer pelos meus olhos, vão ser tudo o que eu quiser falar. Só uma coisa tenho a dizer para ele, e é o que eu digo sempre: eu te amo mesmo! 30 dias sem você amor da filha. Mil e uma saudade.

Jennifer Pereira


UM LEGADO E UMA HISTÓRIA

Jackson deixou um legado para a história de Palmácia, do Maciço de Baturité e do Ceará. Era uma pessoa de sorriso fácil, dócil, amável e de uma paciência invejável, trazendo consigo as marcas e características de seu pai, Edmar Pereira.

Saudades eterna de sua mãe, seus irmãos, sua esposa, seus filhos, seus primos, parentes e amigos.


Jackson e Jorge Luiz

 
Uma saudade, Mano Véi!!!

Era assim que eu sempre o cumprimentava, quando estávamos a sós.

 

Por Jornalista Jorge Luiz - Registro Profissional Mtb DRT-Ce nº 3433.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário