08 março 2019

O ADEUS A PEDRO CÂMARA


Maranguape se despede do seu maior líder político

Preocupação com emprego no seu 2º mandato
Faleceu na tarde do último dia 04 de março de 2019, o Ex-Prefeito de Maranguape, Dr. Pedro Pessoa Câmara. Ele vinha lutando contra um câncer em um hospital da capital cearense. Pedro Câmara deixa a esposa, Dona Socorro Câmara, os filhos: Alisson Dehon (Advogado e Servidor Público), Átila Câmara (Advogado, Ex-Vereador e Ex-Prefeito de Maranguape) e Adna Câmara (Bacharel em Direito e Empresária).
O município ficou de luto oficial por três dias decretado pelo atual prefeito, João Paulo Xerez. “É inestimável o legado de serviços prestados ao povo maranguapense deixado pelo Dr. Pedro Câmara” expressado por muitos nas redes sociais.
O velório ocorreu na Câmara Municipal de Maranguape desde às 22:00 horas do dia 04 até às 15:00 horas do dia 05 (terça feira). Em seguida o corpo seguiu para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha onde foi celebrada uma missa. Logo depois foi para Guabiraba, bairro onde ele viveu e morou a maioria do tempo e de onde saiu acompanhado por uma multidão de populares para ser enterrado no Cemitério São João Batista em Maranguape. Durante todo o velório, autoridades municipais e estaduais estiveram presentes, prestando a última homenagem ao maior líder político da história de Maranguape. A participação do povo mais humilde foi sentida com a presença de milhares ao velório, onde faziam filas para ver pela última vez o ex-prefeito.

BIOGRAFIA
PEDRO PESSOA CÂMARA, tinha 71 anos, nasceu em 09 de setembro de 1947, no distrito de Jubaia em Maranguape.
Filho de Miguel Botelho Câmara e Guiomar Pessoa Câmara, casado com Maria Socorro Cordeiro Câmara, pai de três filhos: Alisson Dehon (Advogado e Servidor Público), Átila Câmara (Advogado, Ex-Vereador e Ex-Prefeito de Maranguape) e Adna Câmara (Bacharel em Direito e Empresária). Avô de três netos: Alisson Filho (Alisson), Pedro Neto e Sarah (Átila).
Passou sua infância no distrito de Jubaia, tendo se mudado para o Distrito de Sapupara na juventude, devido às atividades agropecuárias de seu pai, até que foi morar na sede do Município de Maranguape, onde viveu até o fim de sua vida.
Advogado, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará em 1973.
Exerceu a advocacia militante com destaque desde o começo da carreira.
Pedro Câmara, esposa, filhos, noras e genro
Foi aprovado em concurso público para a função de Defensor Público em 1978, missão que exerceu até aposentar-se em 2003. Nesta função ingressou nos quadros de 2° Grau, nível mais alto da Defensoria Pública, lotado no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

PEDRO "SIMPLICIDADE E CORAGEM" PESSOA CÂMARA ESTÁ COM DEUS.
“Meu grande exemplo, meu grande amigo, a quem devo tudo. Excepcional pai, grande marido, bom irmão, avô coruja, ótimo amigo. Como político: Inimitável, um fenômeno. Homem honrado, corajoso e generoso que devotou sua vida a servir aos que mais precisam, por isso mesmo era querido, admirado e até idolatrado por uma boa parte da população de nossa cidade. Vá em paz, meu guerreiro”. Disse seu filho Átila Câmara em uma rede social.

CUIDADO COM A FAMÍLIA
“Aquele que sempre me dizia brincando: Suzana agora você é uma Câmara, se apresente como Suzana Câmara. Aquele que sempre me dizia: Suzana cuide da educação do Pedro Neto e da “pequena”, como ele chamava a Sarah”, falou sua nora Suzana Câmara Nóbrega em uma rede social

HOMENAGEM
Pedro Câmara receberia na próxima segunda feira, dia 11 de março uma homenagem pela Câmara Municipal de Maracanaú, agora a família receberá a Medalha ALMIR DUTRA, comenda oferecida às pessoas que tiveram importância na emancipação de Maracanaú.
“Convido a todos os amigos, meu e de meu pai, a comparecerem. Será dia 11 de março, às 9:00 horas, na Câmara de Maracanaú. Agradeço muito ao Vereadores de nosso município irmão, em nome do Presidente da Câmara, Carlos Alberto Matos e do Vereador Demir Peixoto pelo reconhecimento”, disse Átila Câmara.

ATUAÇÃO DA FAMÍLIA
1947
Este foi o ano em que Pedro Pessoa Câmara nasceu. Seu Tio Antonio Botelho Câmara é eleito Vereador de Maranguape com 337 votos pela Coligação: PSD/PSP.
1950
Novamente candidato Antonio Botelho Câmara, obteve 408 votos, ficando na segunda suplência para vereador pela mesma coligação: PSD/PSP.
1954 MARANGUAPE
Desta vez Antônio Botelho Câmara é eleito Vereador, sendo o quarto mais bem votado.
1958
Antonio Botelho Câmara é eleito Prefeito de Maranguape pela coligação UDN/PSP com 4.487 voto, tendo como Vice-Prefeito, Luís Girão que obteve 4.360 votos (na época se votava especificamente para vice prefeito, por isso ter menos votos). A disputa foi contra: Sebastião Fernandes Vieira, que teve 4.203 votos PSD/PTB. O Outro candidato a vice prefeito foi José Augusto da Silva com 4.160 votos pelo PSD/PTB.
1962
Nesta eleição é Eleito Vereador de Maranguape o Miguel Botelho Câmara (Pai de Pedro Pessoa Câmara) com 428 votos, sendo o sétimo mais bem votado do município pela UDN.
1966
Este ano foi marcado novamente pela eleição de Antonio Botelho Câmara para prefeito de Maranguape pela segunda vez. Agora eleito pelo MDB, obteve 4.809 votos, tendo como vice-prefeito o Sr. José Gerardo Teixeira Coelho. Ele concorreu contra o Antônio Gomes Bessa, que teve 4.343 votos. Nesta mesma eleição Miguel Botelho Câmara tem 790 votos e é o segundo colocado para vereador pela legenda do MDB.
1970
Nesta eleição não encontramos nenhum registro de participação da família.
1972
Nesta eleição realizada em 15 de novembro deste ano Pedro Pessoa Câmara é eleito Vereador de Maranguape com 647 votos pelo MDB, sendo o mais votado do partido e o sexto colocado na posição geral dos eleitos. Seu irmão Adriano Pessoa Câmara também foi candidato pela ARENA, mas não foi eleito, ficando na 13ª suplência.
1976
Agora Pedro Pessoa Câmara (MDB) é candidato a Prefeito de Maranguape pela primeira vez, obtendo 6.181 votos e perdendo a eleição para Antônio Gonçalves Moreira (ARENA 1), que teve 8.516 votos. Nesta eleição foram candidatos ainda: Paulo Afonso Cirino Nogueira (ARENA 2) com 5.155 votos, tendo como vice Neusa Prado Gondim e Jean Robert Braqueais (MDB) com 474 votos. O interessante é que Regina Prata de Araújo foi candidata a vice-prefeita tanto com Pedro Câmara como com Jean Robert Braqueais.
1982
Pedro Pessoa Câmara é consagrado pelo povo maranguapense como Prefeito do Município pelo PDS-1 com 14.604 votos, tendo como Vice-Prefeito Raimundo Gomes de Matos, médico e Ex-Deputado Federal, hoje Secretário Nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania do Governo Federal. Outros candidatos a Prefeito e Vice nesta eleição e suas respectivas votações:
José Gurgel Filho (PDS-2) - 10.311 votos, Vice: Neuzite Vieira da Cruz. Raimundo Marcelo Carvalho da Silva (PMDB-1) - 3.657 votos, Vice: Francisco Allan Kardec Santana Marinho. José Cordeiro Leite (PMDB-2) - 1.522 votos, Vice: Maria Consuelo. Caio Marcelo Cirino Nogueira (PMDB-3) - 470 votos, Vice: Gerardo Fernandes Cavalcante e Maria Terezinha de Melo (PT) - 488 votos, Vice: João Santos de Moura.
Nesta eleição também o seu primo e filho do Ex-Prefeito Antonio Botelho Câmara, Fernando Araújo Câmara é o terceiro candidato mais bem votado e foi eleito vereador constituinte de Maranguape com 1.036 votos pelo PDS. Seu pai Miguel Botelho Câmara também é candidato a vereador e obtém 546 votos e fica na quinta suplência pelo PDS.
1988
Esta eleição é marcada por um fato inédito na política maranguapense, o que consagra Pedro Câmara como a maior liderança política de todos os tempos. Consegue eleger o seu Vice Prefeito, Raimundo Gomes de Matos, como seu sucessor. O que iria ocorrer novamente na eleição de Raimundo Nonato de Oliveira em 1996.
Raimundo Gomes de Matos (PFL), eleito Prefeito de Maranguape com 11.716 votos, tendo como Vice: José Aureilson Cordeiro de Abreu.  Raimundo Marcelo Carvalho da Silva (PMDB) 7.044 votos, Vice: Adalberto Oliveira dos Santos. Antônio Gonçalves Moreira (PTB) 5.986 votos, Vice: Paulo Afonso Cirino Nogueira. Antônio Eurico Belo Torres (PSB) 577 votos, Vice: Francisco Edilberto Fernandes dos Reis. Samuel Correia da Silva (PDT) 330 votos, Vice: José Jair Teles Monteiro.
1992
Dez anos depois da eleição que o consagrou Prefeito, Pedro Câmara é novamente eleito Prefeito de Maranguape, conseguindo outro feito inédito o de passar mais tempo administrando o município em toda sua história.
Desta vez pelo PSDB Pedro Pessoa Câmara, tendo como Vice-Prefeito Raimundo Nonato de Oliveira (PSDB) vence com 17.824. O adversário desta vez foi o Dr. Nazareno Nunes Cordeiro (PDC), que teve 12.231 votos e o vice foi o economista Paulo Roberto Neves Pereira (PSC).
1996
No Seminário pelo SEBRAE-CE, na Escola Santa Rita

Pedro Câmara como marca registrada de suas gestões a frente do município e tendo um trabalho voltado para os mais humildes consegue novamente eleger seu sucessor, outro Raimundo, desta vez Raimundo Nonato de Oliveira. No primeiro mandato de seus anos constrói os dois maiores conjuntos habitacionais que levam seu nome Pedro Câmara I que depois passou a ser popularmente conhecido como Área Verde e o Conjunto Pedro Câmara II que passou também a ser conhecido como Área Seca. Além da parte habitacional deu expansão a eletrificação das localidades do município e uma ênfase especial a parte hídrica com a construção do maior reservatório do município que foi a construção do Açude Forquilha. Já no seu segundo mandato elegeu como prioridade o desenvolvimento econômico, conseguindo atrair nova indústrias para o município e gerando milhares de empregos aos maranguapenses pai de família que estavam desempregados. Por sua atuação o povo reconhecendo o seu dinâmico trabalho consagram seu sucessor Raimundo Nonato de Oliveira (PSDB) com 17.893 votos. O segundo colocado foi Nazareno Nunes Cordeiro (PMDB) com 16.362 votos e o terceiro Dr. Alfredo de Abreu Pereira Marques (PDT) com 2.650 votos. 
2000
Nesta eleição não encontramos nenhum registro de participação da família.
2004
Pedro Pessoa Câmara enfrenta o Prefeito Francisco Eduardo Mota Gurgel, que era vice do ex-prefeito Marcelo Silva e que fica efetivado no cargo seis meses antes da eleição. Eduardo consegue uma aliança com sete partidos PV/PP/PTN/PL/PPS/PHS/PSDB e vence as eleições com 23.002 votos, enquanto Pedro Pessoa Câmara somente com PMDB sem coligação com outro partido consegue 21.489 votos. Com a coligação PT/PCdoB Jose Celio Cavalcante Filho obtém 1.543 votos.
2008
Pedro Câmara disputa novamente a Prefeitura de Maranguape e é vencido pelo candidato George Lopes Valentim do PCdoB que teve 20.371 votos. Pedro Pessoa Câmara foi candidato pelo PSB e teve 19.650 votos, ficando na segunda posição. Dr. Lucílvio Girão Sales do PMDB obtém 11.584 ficando em terceiro.
Seu filho, Atila Cordeiro Câmara é eleito como Vereador mais votado com 1.889 votos pelo PSB e seu sobrinho André Luis Cirino Câmara fica como suplente pelo PT.
2012
Com duas tentativas e não obtendo êxito Pedro Câmara agora apoia a candidatura do filho, Átila Cordeiro Câmara e novamente tem vitória para o paço municipal, derrotando o prefeito da época que era candidato a reeleição, George Lopes Valentim para quem tinha perdido no pleito passado.
Atila Cordeiro Câmara (PSB) é eleito com 29.482 votos contra 28.742 dados a George Lopes Valentim do PCdoB. Antonio Câmara Junior (PSB) seu primo, fica na terceira suplência do partido, tendo obtido 397 votos.
2016
Átila Cordeiro Câmara é candidato a reeleição pelo PSD numa coligação formada pelos partidos: PSD/PDT/PMN/PMB/PEN/PTdoB/PSDB/PTN e DEM e perde a eleição. *No site do TSE os votos de Átila Câmara não foram computados, bem como do candidato Raimundo Marcelo Carvalho da Silva do PV. João Paulo de Castro Carneiro Xerez Silva é eleito com 33.634 votos pelo PHS na coligação: PHS/PR/PPS/PT/PTC/PSL e SD.

Reunião no CDL de Maranguape com Assessores e SENAC

2 comentários:

  1. Bravo !!! Parabéns ao jornalista Jorge Luiz pelo obituário de Pedro Pessoa Câmara.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Pela bela, perfeita biografia de meu irmão Pedro Pessoa Câmara

    ResponderExcluir