16 setembro 2015

SOU JORNALISTA DE FATO E DE DIREITO

Ontem, dia 15 de setembro de 2015 foi um dos dias mais felizes de minha vida. Tive a grata satisfação de receber o meu registro de Jornalista Profissional, nº 3433, do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), na DRT Delegacia Regional do Trabalho, na Rua 24 de Maio em Fortaleza.
Há mais de 27 anos que milito no jornalismo, fazendo parte da ACEJI e ACI.
Quero de coração aberto fazer aqui o registro dos nomes de pessoas que fizeram parte desta história e desta conquista. Pessoas que em algum momento me ajudaram nessa minha caminhada e trajetória profissional.

EXPERIÊNCIAS EM COMUNICAÇÃO JORGE LUIZ.

Desde muito cedo tivemos uma inclinação para a comunicação, imitando renomados jornalistas e comunicadores do rádio cearense em frente ao espelho. Lia por horas jornais, como se estivesse fazendo um noticiário. Grandes comunicadores como: Narcélio Limaverde, Paulino Rocha, Wilson Machado, Cid Carvalho, Peixoto de Alencar, José Lisboa, dentre outros e também os novos como Antonio Viana e Edson Silva.

Era ouvinte assíduo da Rádio Iracema de Maranguape, onde inclusive ganhamos prêmios como ouvinte do Programa do Radialista Queiroz Martins. Fazíamos programas de Rádio em casa, narrávamos jogos de futebol, fazíamos peripécias na voz. Admirava o locutor de radiadora, José Augusto, que fazia quermesses na pequena localidade de Bú em Palmácia, onde passei minha infância.

Iniciamos nossa atuação numa Radiadora Comunitária da União das Entidades Comunitárias de Maranguape, UNECOM, com programa de orientação para a comunidade. Ficávamos parados próximo da Praça da Guabiraba, bairro de Maranguape, lendo notícias sobre o movimento comunitário dia de sábado pela manhã.

Um dia, assistindo a um jogo na quadra do SESI de Maranguape recebi um convite para ser o Editor de Esportes do Jornal O Maranguab, Jornal Editado pelo Movimento Maranguapense de Apoio Comunitário (MAC), formado por intelectuais da cidade e grandes pensadores, no meio do qual fomos introduzido e que nos deram grande base na nossa formação intelectual.

Ingressamos a convite do meu amigo, Dr. Paulo Neves no Jornal “Meu Pé de Serra” de Sapupara, Editado pelo ex-vereador Enéas Ramos. Daí partimos para o Informativo do Cascatinha Clube de Serra e consequentemente outros projetos começaram a surgir.

Em 1988 ingressamos na ACEJI – Associação Cearense de Jornalistas do Interior e em seguida na ACI – Associação Cearense de Imprensa e passamos a desfrutar de grandes amizades no jornalismo cearense e na companhia destes, de congressos, encontros, cursos e palestras sobre a função do jornalista.

Montamos a partir de uma sala na Câmara de Dirigentes Lojistas de Maranguape a Rádio Gazeta de Maranguape. Era um sistema de caixas de som instaladas nos postes no Centro da cidade. Tínhamos uma diversificada programação no horário comercial. Foi um sucesso na cidade numa iniciativa do Dr. Paulo Neves com a participação do Radialista Jaime Nascimento.

Fomos convidado pelo Dr. Pedro Câmara para assumir a Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Maranguape, na gestão do então Presidente José Gadelha Júnior (Zequinha Gadelha – In-memorian). Pedro já foi prefeito duas vezes da minha querida cidade de Maranguape e um grande amigo, que sempre valorizou o nosso trabalho. Lá trabalhamos em várias gestões. Editamos um Jornal Informativo e fizemos um Programa “Maranguape em Novo Tempo” na Rádio Pitaguary de Maracanaú com o Vereador e Radialista Sebastião de Oliveira e Silva. Ficamos ainda responsáveis pelo cerimonial da Câmara. Pela Rádio Pitaguary fizemos a cobertura de um carnaval em Maranguape.

A convite do então Presidente da Câmara Municipal de Palmácia, Vereador José Moisés, fizemos a edição de um Jornal Informativo deste órgão e prestamos serviços na Assessoria de Imprensa do mesmo durante algum tempo.

A convite do Dr. Paulo Neves assumimos a Assessoria de Imprensa do Cascatinha Clube de Serra e do Clube de Diretores Lojista, hoje, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde passamos alguns anos, inclusive editando informativos destes clubes.

A convite do Jornalista João Ferreira do Nascimento fomos convidado a escrever para a coluna “Mundo dos Negócios” do Jornalista Nazareno de Freitas, no Jornal Diário do Nordeste. De lá surgiu a oportunidade para sermos Correspondente do Jornal Diário do Nordeste nos municípios de Maranguape e Palmácia, onde atuamos durantes muito tempo.

Fomos Correspondente do Jornal Tribuna do Ceará, sob o comando do Jornalista Dutra de Oliveira (in-memorian) e Antonio Viana, sempre com notícias dos acontecimentos diários de Maranguape e Palmácia na página do Interior, pois os veículos de comunicação da época davam banho de cobertura jornalística no interior por intermédio de seus correspondestes. Ainda fomos convidado pelo Diretor do Jornal “O Povo” Demócrito Dummar para ingressar no referido jornal, mas não foi possível.

A Convite dos meus amigos Jornalistas e Radialistas: Zeudir Queiroz fazia participações especiais nas sexta feiras no Programa “Jornal dos Municípios” na Ceará Rádio Clube e Antonio Viana de Carvalho no Programa “Antonio Viana Política Especial” na Rádio Dragão do Mar de Fortaleza. Ainda tive diversas participações em vários programas na Rádio Verdes Mares, onde atuei como Correspondente daquela emissora nos municípios já mencionados e em especial na cobertura de apurações das eleições políticas. A convite da Rádio Dragão do Mar de Fortaleza fizemos a cobertura jornalística do desfile de 7 de setembro em Maranguape com flash ao vivo.

Criamos em Maranguape o Jornal Gazetinha, que tinha circulação mensal e uma pequena tiragem. Uma boa experiência que cobria com fatos o município que há época estava carecendo de um veiculo de divulgação e informação, já que os demais haviam parado suas circulações.

Apresentamos durante mais de um ano o Programa “A Hora da Vitória” na Rádio Dragão do Mar de Fortaleza, e nesta mesma emissora o programa “Desperta Brasil”, programas voltados para o público evangélico. Ao lado do meu amigo Joás Pereira participamos do Programa “Fonte da Vida” na Ceará Rádio Clube.

Hoje criamos um blog com notícias e informações sobre os municípios de Maranguape e Palmácia, onde postamos matérias de interesse da população, fazendo um jornalismo dinâmico, sério, independente e com imparcialidade, alinhado com as redes sociais em especial o facebook. Colaboramos também com o Jornal A Cidade do jornalista Heldemar Garcia.

Atualmente estamos ao dispor para novas experiências nesta área, notadamente na elaboração de blogs, edição de informativos e periódicos, produção de jornais, marketing, assessoria de imprensa e outros serviços jornalísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário