04 janeiro 2015

QUAL O RISCO DE DESLIZAMENTOS NA SERRA DE MARANGUAPE

Com a chegada do inverno sempre nos vem a pergunta: Qual o risco de deslizamentos na Serra de Maranguape? Esse problema persiste por longos e longos anos, pois desde 1974, quando 12 Maranguapenses tiveram suas vidas ceifadas pela exploração inadequada de áreas de risco com plantios de bananeiras e consequentemente o deslizamento de terras.

Passados 40 anos desta tragédia o perigo ainda é eminente. 

Sabemos que a quadra invernosa começou e com isso sempre surge as preocupações dos moradores da serra, dos ambientalistas e dos que fazem o poder publico, seja ele municipal, estadual ou federal.

Para se ter ideia da gravidade a CPRM - Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais do Ministério das Minas e Energias divulgou relatório sobre as áreas de risco na Serra de Maranguape.

O estudo encontrou amparo no Secretário de Meio Ambiente de Maranguape, Ecologista, Paulo Neves que esteve recentemente visitando as áreas e tem monitorado constantemente as mesmas, inclusive colocando pluviômetros e ministrando palestras para moradores.

Mais ações da Secretaria de Meio Ambiente, SEMADE, estão sendo tomadas a efeito para que sejam adotadas todas as providências no sentido de garantir estabilidade e tranquilidade a todos os moradores da serra.


Foto de abril de 2014










3 comentários:

  1. Bravo Jornalista Jorge Luiz !!! EXCELENTE REGISTRO PARA COMPROVAR O ESFORÇO DE TODA A EQUIPE SEMADE / SEAC DA PREFEITURA DE MARANGUAPE, GESTÃO 2015.2 à 2018.1 em prevenir e alerta. A descontinuidade de ações resultou no último dia 24/4/2020 mais uma tragédia anunciada.

    ResponderExcluir